segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"Sessão 10 - A.F.A.D.S."


“Olá, o meu nome é Jack, e gostava de vos dar as boas-vindas a mais uma reunião da A.F.A.D.S. – Associação dos Filhos Anónimos Duma Sucubus.”

:)

Yup... o “Cidadão-Honorário dos Silver Marches” não só é um ghoul, como é filho de uma succubus! Por esta o Alex não estava à espera. Mwahaha.
Tive que “abrir o jogo” e introduzir este elemento na discussão, pois a esta altura do campeonato já era mais do que evidente que o grupo, com o ritmo a que a campanha corre neste momento, nunca mais iria em busca daquilo que revelaria as origens do Jack. Seria um pouco “triste” chegar até nível 20 sem se descobrir um bocadinho do seu passado, e portanto, coincidindo com esta “súbita travestização” do Jack em spellthief, até acabou por cimentar a história.
Claro que ver a cara de TERROR do Jack, à medida que a Alustriel revelava a verdade, é algo sem preço!

» O Melhor da Sessão:
Tudo o que correu extremamente mal na sessão anterior, correu extremamente bem nesta sessão. Vá lá, safa-se o “cerne” da história, algo que já me preocupava um bocado. Desta feita, foi possível “sentir” realmente “as paredes de Khundrukar”, bem como a sua História, e o seu imponente rei. Firenostril, afinal, e apesar de tudo, conseguiu surgir como algo digno da lenda a que foi votado (em minha opinião), e tal como prometido, o Jack lá conseguiu encontrar as respostas de que necessitava para salvar a sua bem amada cidade (leia-se: a sua bem amada taberna, com empregadas hentai, porque ele está-se a marimbar para a cidade...).
Toda esta saga terminou de forma bastante satisfatória, com um “Conselho dos Três Reis” a correr muito bem, e a “encerrar” (será?) este primeiro capítulo. Temos a promessa de um “rei unificador”, e o objectivo de recuperar as duas “fortalezas tombadas” (Sundabar e Khundrukar).
Originalmente, quando o enredo desta terceira campanha se começou a desenhar, eu tinha pensado em ser o espírito do Firenostril a revelar-vos os contornos d’O Pacto de Tiamat. Afinal, ele tinha passado pelo mesmo. Mas quando a Sandra quis ligar a Sionna ao Silver Dragon, eu achei que era uma oportunidade interessante para ser ele próprio, Silverwing, a revelar o Pacto. Até ficava melhor, uma vez que ele é um dragão. Infelizmente, num momento inicial a coisa aconteceu de uma forma algo atabalhoada. Por outro lado, consegui alterar algumas coisas de forma a revelar já o que é o Pacto (toda esta história do “Crepúsculo” era suposto ser descoberta no Draconomicon), tendo conseguido esperar por resolver a questão dos anões, e assim colocar o tema na “agenda do dia”.

» O Pior da Sessão:
Rolar que nem uma besta! Até o DM gosta de sacar uns criticals, de quando em vez. E verdade seja dita, quando o DM escolhe uns bichos para darem porrada nos PC, está à espera de lhes fazer uns quantos estragos. Mas porque raio é que eu tenho que rolar seis vezes seguidas acima de 16 quando estou a controlar dois dragões verdes, e à minha frente tenho um bêbedo, um coxo e um pobre coitado, com uma pena gigante, com cara de alvo??? Para piorar as coisas, todos eles com uma série de dano de “vile damage” que não podia ser curado! Eeeek! Este jogo foi feito para atormentar os DM bonzinhos. Sim, eu sou um DM bonzinho ao contrário do que os meus jogadores dizem! Mas vá lá, a coisa até correu menos mal, eles levaram uns socos, mas sobreviveram. Notem que o Jack é o novo Lithlandis, pois passa metade das sessões K.O.

» O Momento da Sessão:
Sidgahrd estava no Paraíso! Um lote interminável de garrafas de rum de Wyvernrage! Não demorou muito a cair podre de bêbedo. Aos saltinhos pelo riacho subterrâneo, acabou por cair pela cascata. Lá em baixo, estavam dois dragões verdes. Embriagado, Sid começa a insultá-los, e a atirar-lhes pedras.
Este ficará doravante conhecido como “O Momento Captain Jack Sparrow” da campanha. Por vezes eu penso que existe mesmo uma deusa Mystra da fantasia, que proporciona estes momentos deliciosos ao DM. E o mais lindo de tudo, é que MAIS UMA VEZ, ninguém pode apontar culpas ao DM!!!!
Ponto 1. O Sid é que tem um background de se embebedar.
Ponto 2. O Sid é que rolou um fumble no climb check (muito na onda do seu “irmão espiritual”, Nardastinus) e estatelou-se pela cascata abaixo.
Ponto 3. O Gengibre é que disse: “Eu fico lá em baixo a refilar aos berros, a atirar pedras, e a dizer que vou matar toda a gente!”
E o DM, deliciado, a pensar “estão dois dragões verdes lá em baixo...”. Isto é bom demais para ser verdade. I LOVE THIS GAME.

» Nota da Sessão: 14/15
Não lhe vou dar mais porque, em meu entender “faltou-lhe qualquer coisa”. Creio que foi uma sessão mais de “arrumar a casa”. Resolver alguns problemas, obter algumas respostas e por aí fora. O combate não foi nada de extraordinário – os bichos também não tinham muitas opções para variações – mas cumpriu os requisitos, e toda a “cena” que o envolveu deu-lhe um sabor giro.

» Lições e Considerações:
Ao fim de dez sessões, só agora é que a campanha vai começar! E notem o quão grande esta campanha está a ser: a primeira resolveu-se em doze sessões.
Neste momento, os jogadores ficaram com uma panóplia bastante interessante de opções.

SIM, se vocês não acorrerem à Grande Floresta, o Avô Árvore é destruído.
SIM, se vocês não forem atrás do Näsica, coisas más vão-lhe acontecer (e também à namorada do Sid).
SIM, se vocês não forem até aos glaciares, vai sair de lá alguma coisa feia.
SIM, se vocês não seguirem as pistas da succubus, o Jack nunca vai descobrir o que realmente aconteceu à Mãe.
SIM, se vocês não seguirem para Sul, Scornubel vai sofrer uma ligeira remodelação (tadinhas das criancinhas do moinho...).
SIM, se vocês não encontrarem o Draconomicon, o Olothontor ganha.
NÃO, eu não estou a exagerar.

Uma coisa é certa... não podem dizer que o vosso DM não vos dá uma série de opções giras! ;)
“O mal de muita gente, é ter demasiadas opções!” – terá dito um qualquer tirano algures em Faerûn.
“Com grande poder, vem grande responsabilidade!” – terá dito o Uncle Ben.
Seja qual for a decisão que os jogadores tomarem, esta vai ter consequências. Uma coisa é certa: é uma situação “lose-lose” para os jogadores. Qualquer escolha implica uma perda.


A pergunta é: o que estão vocês dispostos a sacrificar...?

2 comentários:

Alex disse...

Haha.
Gostei muito da ideia de ser filho de uma succubus e, muito francamente, só tenho pena de não ter sabido há mais tempo. Se a progressão do Jack a nível de história sempre teve muito boa, não consigo dizer o mesmo da sua progressão a nível de sistema. Comecei por subir rogue, mas não queria ser "full-rogue" porque não é esse o tipo de personagem que é o Jack. Andei à procura de outras possibilidades que encaixassem na história e acabei, para minha infelicidade, de ficar em Swashbuckler, porque era um temática relativamente próxima e tinha as skills políticas como class skills. Grande erro. A classe revelou ser imensamente chata, as skills são quase todas passivas e mesmo nisso são muito simplistas e a nível de história o Jack também não se encaixa bem num swashbuckler. Estava agora a pensar entrar numa nova classe, mas a personagem já estava a parecer mais um remendo que outra coisa.
O rol é uma coisa flexível e de facto a quest acabou por ficar para trás e ultimamente andamos sempre a correr atrás do relógio; como também imaginava que a quest fosse mais ligada à dinâmica da thieves guild com a qual já não tenho contacto há muito, também não insisti para irmos à procura do esqueleto de prata.
Ironia das ironias, se tivesse sabido o que sei agora, o Jack estava longe de alguma vez se tornar true neutral... Vamos lá ver como é que as coisas progridem de agora em diante.

Quanto à sessão foi fixe, voltei a estar a 1 hp de morrer, agora parece começar a ser hábito... Tenho que arranjar forma de subir o meu ac que, dentro da média, tá baixito.

Sid disse...

eu tava certo... a Lança do poder nao me deixa mentir sempre existia um filho de uma rameira a bordo do cisne! QUACK!

» O Melhor da Sessão:
acho que foi mesmo uma sessao para completar a anterior como ja referiste,e o roleplay correu bem smoothly nesta sessao.

» O Pior da Sessão:
Bem! ainda o DM diz para nós(os players) revermos todas as sessoes anteriores para ficarmos preparados para a proxima, desta vez ele esqueceu-se de rever que tinhamos dois gajos com 3 combates em cima da ultima sessao e um Elfo meio morto =P
mas o que se ha de fazer? so significa que ele confia nas capacidades das nossas personagens (nem que seja para morrer =P).

"Este jogo foi feito para atormentar os DM bonzinhos. Sim, eu sou um DM bonzinho ao contrário do que os meus jogadores dizem!"

Cough! COUGH!!!! no coments...


» O Momento da Sessão:
Este DM merece ser afogado...Rum Wyvernrage? eu bebi garrafas de rum de Tharkin Firenostril! garrafas com séculos de idade!!
eu ate devia ter ganho bonus e nao penalidades por ter bubido binho de tao boa qualidade...

E nao niguem meteute as culpas pelo que se passou depois de ter nadado em vinho...so mandei vir com as penalidades, e principalmente porque queria mandar vir(esta in character, hehe).

E ninguem toca no meu mitico garrafao de adamantio!
este é o inicio da lenda do garrafao do Sid, hic!