quinta-feira, 29 de maio de 2008

"Consolidar um Grupo de RPG"



Vem esta nova entrada por ocasião da colocação de mais uma Crónica no site (referente à 11ª Sessão). No entanto, queria puxar um novo tema para conversa, na sequência de uma troca de ideias que tive com o Alex a respeito da "consolidação do nosso grupo de RPG".

2 comentários:

Psygnnosed disse...

Há uns dias tive uma produtiva troca de ideias com o Alex a respeito do nosso role. Ele chamou-me a atenção para o facto de algumas das personagens mais recentes se estarem a sentir algo desenquadradas com o grupo, e com a sensação de que o role gira em torno das personagens Sionna, Lithlandis e Jack.
Ora, por um lado parte disto é mea culpa, pois como sabem eu desde que juntámos o nosso grupo tentei personalizar muito a campanha, daí muitos dos NPC e missões que foram surgindo ao longo do tempo estarem relacionados com várias das personagend mais antigas, e que foram sobrevivendo ao passar dos níveis. No entanto, eu apercebi-me que isso era um erro (e o Alex com a sua tremenda experiência de role-play já me tinha chamado a atenção para isso), pois se por um lado dá uma dimensão única e “apetecível” a uma campanha, por outro lado individualiza muitos dos objectivos e quando as personagens “falham nos momentos cruciais” acabam por fazer descambar toda a estrutura da história. Por me ter apercebido disto, há já algum tempo que venho a avisar que fiz grandes alterações na concepção original da campanha e tenho tentado puxar mais pelas vossas acções “dentro do jogo” do que baseadas em backgrounds ou “gostos pessoais dos jogadores”.
Tenho sentido que de facto esta campanha de Silverymoon, apesar de estar a ser uma experiência extraordinária de role-play e construção de história, está a falhar bastante em certos aspectos, e noto que de sessão para sessão ela vai perdendo o gás. Excepção feita a todo o episódio “Malvin Draga/Everlund” que inesperadamente acabou por ser o mais “forte” desta campanha até ao momento (na minha opinião).
Em suma, já mudei o rumo várias vezes à campanha, e penso que tenho algumas ideias a caminho que lhe poderão devolver alguma consistência, mas como é óbvio também gostava de conhecer as vossas opiniões e propostas quanto a isto.
Aproveito para pedir um pouco mais de feedback por estas bandas, pois começo-me a sentir Santo António a pregar aos peixes...

Alex disse...

Bem, já tinhamos falado, acho que já conheces a minha opiniao. O que me parece em falta neste momento é um "driving goal", andamos um bocadinho a anhar e a passear pelo mapa atrás dos pontos de interrogação... O main plot que antigamente parecia tão claro agora parece um bocado diluído e ninguém sabe exactamente para onde vai nem com que objectivo.