quarta-feira, 9 de julho de 2008

"4ª Edição – Começa a 24 de Agosto!"


Vamos ter as férias para experimentar o sistema novo, com o David como DM.
Depois disso, e para preparar bem o background e as novas personagens, vamos com antecedência compilando a informação neste post.

13 comentários:

Psygnnosed disse...

Bem, então para começar, explicar o quando, onde e porquê.
Uma das coisas que eu tenho tentado delinear correctamente desde o início é os interesses e preferências de cada jogador em relação a D&D. Devo dizer que é uma tarefa de Epic Level, porque não deve haver grupo mais nas antípodas do que este! ;)

Primeiro passo: Setting
Este foi o passo mais difícil de estruturar. Metade do grupo deseja fortemente Forgotten Realms, enquanto que a outra metade abomina (com a mesma intensidade) Forgotten Realms. E esta é uma decisão tramada para um DM, pois parte do trabalho consiste em agradar aos jogadores todos. Como tal, numa tentativa de agradar a Gregos e Troianos, o “setting” da campanha ficará num ponto de equilíbrio.
Vamos jogar em Forgotten Realms, mas numa das zonas desconhecidas e que não estão caracterizadas até à exaustão. Isto dará espaço parar ter o ambiente e enquadramento de FR, e ao mesmo tempo ter liberdade criativa q.b. tanto para o DM, como para os jogadores. Vamos “obedecer” às linhas gerais, mas não vamos estar envolvidos com o mainstream.
Passo a explicar: toda a caracterização da zona principal vai ser feita por mim, quer em termos de história e geografia, quer em termos de NPC. Vamos ter o mesmo panteão de deuses, mas vamos estar numa zona onde os principais deities são outros, para fugir aos Helm, Corellon, Mystra, Bane e outros mais comuns.
Estive a olhar para os deuses que eu achava que iam fazer sentido no tipo de história que eu estou a preparar, e achei que Nobanion servia os meus intentos. Nobanion é um deus Lawful-Good, dedicado à realeza e às feras selvagens. Uma espécie de Ricardo Coração-de-Leão. O símbolo de Nobanion é precisamente um leão.
Porquê esta escolha? Porque quero que a vossa “casa” seja um sítio minimamente honesto, sem ser uma cidade só com assassinos e gatunos. E porque a vossa cidade vai ter uma outra cidade maior a quem presta vassalagem – uma espécie de capital do reino.
Quanto aos restantes deuses: Sune, deusa da beleza e da paixão, Waukeen, deusa do comércio, Siamorphe, deusa dos nobres e da realeza, e ainda Grumbar, deus da terra enquanto elemento. Pelo meio, haverá mais um ou outro deus “menos simpático”, que é para vocês não pensarem que estão numa terra de paladinos.
Mais elementos serão fornecidos mediante a necessidade...

Segundo Passo: Localização e ambiente
O ambiente desta campanha vai ser muito ao estilo da nossa em Scornubel (Hey! Se toda a gente gostou, para quê reinventar a roda?).
A vossa “hometown” chama-se Channathgate, e os elementos geográficos ao seu redor têm um nome idêntico (ex: Channath River). No entanto, existe alguma controvérsia sobre “quem deu o nome a quê”. O principal edifício da cidade é uma enorme estalagem que serve também como uma espécie de guilda mercantil e alfândega, e chama-se, precisamente “Channathgate”. Há quem defenda que o nome vem dos tempos do construtor da estalagem original. Mas ninguém sabe ao certo, pois há cerca de 3 séculos deflagrou um violento incêndio que arrasou quase por completo a cidade, tendo escapado apenas a estalagem, apesar de também ter sido atingida, e mais tarde reconstruída e ampliada. Como resultado disso, muitas histórias foram recontadas e reinventadas. “Quem conta um conto, acrescenta um ponto...”
A cidade é governada por um nobre, nomeado pela cidade-capital entre a nobreza da cidade. Esse nobre (Conde, barão, duque, capitão... tá por inventar. Ainda ando a procurar na minha lista nomes de NPC monosilábicos...) é um seguidor de Nobanion.
Boa parte da actividade da cidade passa por ser um ponto de ligação entre caravanas de longo curso, e pela exploração de minas a Sudeste da cidade, a alguns dias de distância.
A apenas um dia de distância da cidade, existe uma comunidade de halflings (nome ainda por inventar), no rio Channath, que se dedicam, entre outras coisas, à criação de leitos de pérolas nas águas do rio.

Terceiro Passo: Só para dormirem descansados... não há relatos de avistamentos recentes de dragões azuis nas redondezas. :)

Creio que já vos dá um cheirinho do que vem por aí, e permite-vos pensar nas vossas personagens em termos de mecânica de grupo, e papel social.
À medida que as ideias forem fluindo (de parte a parte), e questões relevantes surjam, vamos introduzindo mais informação.

Sid disse...

Bem como ja tinha dito, eu queria fazer um wizard, nao sei se mais alguem tinha a mesma ideia ou se dava mais jeito outra coisa.
Gostava de estar no papel do
tipico mago a tentar entrar para
a universidade arcana, ou de ja la estar com um projecto de estudo random.

Alex disse...

Bom, primeiramente era importante saber que classes cada um quer fazer... Aparte da história e da nossa interação no setting, era importante primeiro saber que classe cada um quer fazer. O sistema dá espaço para fazer duas personagens da mesma classe com poderes totalmente distintos, por isso se duas pessoas quiserem fazer o mesmo, não há problema nenhum. No entanto, era conveniente que conseguissemos ter pelo menos um de cada papel. Ou seja, pelo menos um warrior/paladino, pelo menos um wizard, pelo menos um rogue/warlock/ranger e pelo menos um cleric/warlord.

O Pedro quer fazer um wizard. Eu pessoalmente nesta altura do campeonato não sou esquisito, gostava de experimentar quase todas as classes. Neste momento e presumindo que não há necessidade de outra coisa, estou a pensar fazer um cleric.

Se for de cleric, tenho algumas questões relativas ao panteão. Pelo que estou a ver vais usar o panteão pré 4.0, pelo menos enquanto não sair forgotten em 4.0 é isso? O Deus que encaixava melhor no que eu tinha em mente era Pelor (Deus do Sol, da agricultura e do tempo)... O gajo ainda anda lá em cima ou levou um pontapé? :P

Alex disse...

PS: Tens dois deuses da realeza? Nobanion e Siamorphe?

niniel disse...

Eu,como todos ja sabem,tenho prefenrencia por spellcasters.Ja tentei fazer outrascoisas mas pura e simplesmente nao me relaciono e assim nao me divirto no rp.
A minha ideia e fazer um warlock.Provavelmente sera thiefling e totalmente neutro.E so esta a ideia que tenho para a personagem ate porque ainda falta algumas semanitas para desenrolar backgrounds e afins.Nao sei se vou fazer um thiefling amistoso ou nao..isso vai depender do que o resto do pessoal for fazer pk por muito giro que seja ser a personagem k ninguem gosta tem de haver um balanço tambem.

Alex disse...

Bem, pelo que tenho averiguado, temos:

Pedro - Wizard
David - Warlord
Sandra - Warlock
Nev - Rogue

Por isso provavelmente vou fazer warrior ou paladino para equilibrarmos isto. Ainda tenho que ir ver.

Psygnnosed disse...

Duas ou três sugestões para a bicharada:

1. Parece-me que conseguimos ter um grupo equilibrado em termos do "core role". Mas prestem atenção à classe e sua progressão e vejam se é mesmo esse o role-play que querem fazer. Se possível, gostaria muito de evitar que ao fim de duas ou três sessões me estivessem a pedir para trocar de PC. Por isso, vamos assumir aqui o compromisso: escolham bem, e depois de começar, não vamos trocar.

2) Aproveitem e pensem no "papel" do vosso grupo. Quem são vocês? Gajos porreiros na cidade, ou apenas mais um grupo à procura de fama e glória?

3) Trabalhem as vossas histórias em conjunto. Eu desta vez não quero receber backgrounds de ninguém! Digam-me vocês como é que se conheceram e porque carga de água é que vocês são amigos, e confiam uns nos outros ao ponto de irem entrar juntos numa masmorra cheia de armadilhas e bichos maus. Depois, quero ver-vos a dar o vosso background e personality traits IN GAME! Aí sim.

4) O sistema simplificou a treta dos alinhamentos. Eu fico feliz com isso, e gostaria que a malta assumisse uma postura "good". Ao fim ao cabo, se vocês vão ser os heróis, há que ter uma certa nobilidade. Penso que isto ajude a evitar aquelas situações pontuais, mas que não deixam de ser feias, do "o meu character é neutral, por isso tá-se a cagar" ou "eu sou chaotic por isso posso responder como quiser e mandar vir a torto e a direito sem responsabilidades ou consequências".

5) Ouvi por aí "alguém" a falar numa party à Dragonlance, e agradou-me muito, pois li DL há muitos anos e ainda hoje consigo identificar cada uma das personagens, de memória, até à exaustão. Espero que não percam essa linha de raciocínio.
Presumo que para termos uma party à Dragonlance, precisemos de uma campanha à Dragonlance. Eu aceito esse desafio.

A bola está do vosso lado, e estou a gostar do que estou a ver. Toca a continuar. :)

Alex disse...

Hmm. De facto também ouvi essa parte do "Dragonlance" e embora os livros sejam muitos giros não me parece que isso vá correr bem... Dragonlance é Dragonlance e o nosso rol é o nosso rol... Pela minha parte falo e acho que forçar os players a tomar papéis pré-existentes e cheios de história só nos vai levar a mais cena de "pré-conhecimento"... E pergunto-me quanto tempo demoraria até que começassem comentários tipo "ah, a kitiara nunca teria agido assim" ou "ah, o raistlin consegue destruir o mundo por isso eu também tenho que conseguir"...

Por isso, deixem lá o Dragonlance quietinho e vamos mas é fazer o "nosso" rol.

Psygnnosed disse...

Nada disso. O senhor entendeu mal.

Ninguém vai fazer "O" Raistlin ou "A" Kitiara. O que se pretende é criar uma história tão rica e com personagens tão marcantes como aconteceu em Dragonlance.

Psygnnosed disse...

Para o wizard-em-construção do Pedro...

A tua mestra é uma anã chamada Kestrel. Vive numa torre situada na cidade. É famosa pela sua obsessão por botânica, tendo a torre decorada com várias plantas trepadeiras, e o seu interior protegido por algumas "plantas exóticas"...
Kestrel é extremamente exigente, e muito crítica. Tem dois aprendizes, e costuma repreendê-los com frequência, alegando que nenhum está sequer perto de poder ir até à "Academia" sem fazer figura de tolo...

Sid disse...

Adoro o meu Background!!!
Uma mestra Anã o quem podia pedir por mais? =P

Quem é o outro aprendiz?
Posso atiralo as plantas carnivoras? :3

Nevrast disse...

Ora então aqui vai

Falkeen Smallwater
Halfling Rogue

Str 10 +0
Con 13 +1
Dex 18 +4
Int 8 -1
Wis 13 +1
Cha 17 +3
(22 pontos)

Ac 16 (10+Dex+leather)
Ac 21 vs Op. Attack (artful dodger+nimble reaction)

Defenses: F 11/ R 16 / W 13

HP 25

Healing surges/day - 7

Speed 6

Skills - Bluff, Insight, Perception, Stealth, Streetwise, Thievery

Feat - Backstabber

Attack - Meele Dagger +4, Dam 1d4
Ranged Dagger +8, Dam 1d4+4

Sneak attack +2d8

Powers
Second Chance (racial interrupt)
Deft Strike (at will)
Sly Flourish (at will)
Positioning Strike (encounter)
Trick Strike (daily)

por favor comentem - o char tá mto basicozinho, acho k as escolhas estão coerentes...tenho algumas duvidas nas scores...e sobretudo no feat - estou indeciso entre backstabber 2d6 passa a 2d8 no sneak; quick draw +2 iniciativa e draw é free se atacares nesse turno com essa arma; improved init; e lost in the crowd +2 ao ac se adjacente a 2 inimigos

digam m de vossa justiça

"Me??? i was holding it for you! U just leave things scatered everywhere..."

Psygnnosed disse...

Alguns comentários rápidos de quem não percebe nada disto:

- 8 de Inteligência? Vais ser tão massacrado! >:]

- backstabber. period. passar de 2d6 para 2d8 é potente. e as restantes opções... "quick draw", bah... "improved init", double bah... "lost in the crowd", é giro, mas se tens que estar com 2 adversários adjacentes, tornas-te um alvo fácil para flanqueamento, o que te vai anular os +2 AC.

Por isso... STAB THE BITCHASSMUTHAFUCKAS!!!