quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

"Sidgahrd: O Implacável"


“Um bárbaro-monge-pirata que dança como macacos e quer ser imortal... Mas que porra de aberração é que este gajo me foi inventar...?”

Foi basicamente esta a minha reacção quando me foi apresentada a personagem “Sidgahrd”.
Nope... não gostei... não gostei mesmo nada!
Por um lado estava a gostar do Paladino, e enquanto DM sou sempre altamente resistente a trocas de personagens a meio das campanhas. Por outro lado, olhava para a personagem e via uma aberração que se vestia com roupas finas, mas que depois andava a roubar o espólio dos adversários à frente de todos, enquanto apanhava brutas bebedeiras e fugia quando os combates não lhe corriam de feição.
...
“Mas que porra de aberração é que este gajo me foi inventar...?”


O background tinha 14 páginas! Sim, 14! E das poucas coisas que eu tinha para me guiar era a vontade da personagem ser «imortal» - algo que a nível 5 é inconcebível.
Foi uma tremenda dor de cabeça. Eu notava que o Gengibre não estava a gostar de jogar com a personagem, notava que não estava a ser bem recebido pelo grupo, e eu não sabia muito bem o que fazer quanto a esta aberração. Não me parecia que as coisas fossem correr bem. A dada altura, o Gengibre começou a hesitar quanto à personagem. Disse-me que queria trocá-la, e perguntou a minha opinião. Eu sou sempre contra trocar personagens, e bato sempre o pé aos jogadores que me vêm com estas ideias, mas neste caso em particular, eu próprio rezava a todos os deuses de Faerûn para que o Gengibre mandasse a aberração ir embora. Obviamente não lho disse. Mantive sempre a minha postura séria de DM, e a minha consistência.
“Sabes que eu sou contra a troca de personagens. Essa decisão é somente tua, e não pode jamais passar por mim.”
Em resposta, o Gengibre decidiu manter o Sid, e interiormente eu pensei: “Raios...”
Mas, por intervenção divina de Moradin, as coisas começaram a mudar. A personagem começou a ter dimensão, começou a revelar espírito e a ter o seu espaço no grupo. Tentei pensar numa forma de lhe procurar uma “imortalidade por fases”, introduzindo o fast healing, à qual se seguiu a triste ideia do “Chá dos Uthgardt” – a qual confesso que foi talvez a pior ideia de toda a minha não-muito-longa “carreira” de DM. Eu próprio não sabia ao certo onde é que o “chá” e os seus rituais de “awakening” iriam levar, mas tinha a certeza que era uma ideia que não me agradava. Felizmente, o Alex, oportunamente, surgiu com a ideia do sangue dracónico, talvez mais cliché, mas tendo em conta o espírito da campanha em particular, fazia todo o sentido.

E quem é “Sidgahrd, O Implacável”, agora a nível 10?

Barbarian 1 / Chaos Monk 9

STR 14
DEX 16 (18 gloves of dexterity +2)
CON 14
INT 13
WIS 16 (20 periapt of wisdom +4)
CHA 11

HP 70+
AC: 21 (10+ 4dex +1monkclass +1ring+5wisdom)
Saves: Fort11/Ref11/Will12
Grapple: +19 / Trip:+10
Flailing strike: 60% +14/+14/+14/+9 ou 40% +14/+9
Damage: 2d8+1d8 (tattoo) +5 (+2 Str +2 bracers +1 cold)
Fast healing: 2

Peripat of Wisdom +4
Gloves of Dexterity +2
Potion belt com 6 potions of mage armor
Ring of Gorm Gulthyn (ring of protection vs evil)
Thunder Tattoo
Bracers of Magic Fang +2
Ring of Light

Foi uma extensa e inesperada caminhada para este monge, idolatrado pela população de Everlund e pelos anões dos Silver Marches. O Sid é actualmente uma das personagens mais fascinantes do grupo, e de longe a mais versátil. Existem ainda muitos elementos que passam algo despercebidos dentro do jogo, mas onde o Gengibre desenvolve um excelente trabalho de identidade, como o facto de o Sid ter um diário que contém informação valiosa com mapas, segredos, personagens, bebidas secretas, técnicas marciais diversas e muitas outras informações pelas quais muita gente estaria disposta a matar!
Conquistou o título de “Implacável” por ter decidido não deixar viver o pérfido Malvin Draga, em Everlund. Foi ainda agraciado com o baptismo de “Gigante de Moradin”, conferido pelos anões de Khankrauser Wyvernrage quando decidiu ajudá-los na Batalha dos Titãs contra as forças de Reitheillaethor.
É um homem ambicioso, cheio de engenho e que faz do Caos a sua disciplina – algo que não se limita a pregar, mas sim a praticar inequivocamente em cada sessão! Quando o Gengibre me pediu mais oportunidades para role-play no intuito de desenvolver ainda mais a personalidade do Sid, não hesitei em atirar-lhe uma desgraçada rapariga (tão estranha como ele próprio) para a frente, sabendo de antemão que um “espírito livre” como o Sid jamais desejaria construir um templo/mosteiro para ensinar a discípulos.

E que dizem sobre ele os companheiros de viagem?

“O Sid? É um humano que pensa que consegue ficar imortal. Acho que não bate bem da carola.. Mas isso sou só eu, claro!” – Lithlandis Stormcrow

Pois é, mas o Sid tem revelado uma habilidade extraordinária para surpreender tudo e todos, e se há uma certeza única que eu tenho quanto a esta personagem é que as pobres almas torturadas dos Silver Marches ainda vão ouvir muito sobre o homem que desceu das montanhas para dançar como um macaco e beber rum como um anão!

3 comentários:

Sid disse...

YYYYYYyyyyyyyAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRrrrrrrrrrr

Once Ye Hit Rock Bottom, The Only Way left be Up, and a bottle of rum...

Alex disse...

Muito bom.
Não sabia bem o que tinhas em mente com isto, mas gostei, muito bom.
Acho que fica muito giro ter um overview das personagens agora que chegámos a meio da tabela (nível 10).
Continua!

Psygnnosed disse...

:)

Quando me lembrei de iniciar este blog, foi com o objectivo de ter um "espaço integrador", de discussão aberta, que pudesse complementar os tempos entre sessões, e permitir que se troquem aquelas ideias/notas que ficam esquecidas nas sessões, ou que acabam por ficar em stand-by por falta de tempo.

Procuro de quando em vez promover alguns tópicos diferentes para enriquecer o blog da campanha, para não o reduzir somente aos posts de "análise das sessões".
Tive há umas semanas a ideia de criar uma série de tópicos que servissem dois propósitos: por um lado, dar um overview de cada PC aos olhos do DM, e contar alguns "segredos" e alguns pensamentos que foram ficando anotados no meu cérebro com o correr do tempo, e por outro lado fazer o tal balanço de vários meses de evolução de cada personagem.
No meu entender de D&D (3.5), a nível 10 um grupo de personagens já não pode ser somente "aqueles mercenários que costumam estar na taberna à espera que lhes paguem para ir matar monstros e ganhar fortunas". A este nível (tendo em conta uma campanha iniciada a nível 1, que é como para mim as coisas fazem sentido numa campanha per se) já é suposto vocês serem uma referência na área em que existem. Já são os conselheiros do Arquiduque, ou os heróis da cidade.

Penso a cada semana abordar uma personagem diferente. Notem que a ordem é perfeitamente aleatória, nada tem a ver com "os preferidos do DM", até porque por esta altura, ao fim de quase dois anos de trabalho, espero que já seja ponto assente para todos que eu não "jogo aos favoritos", para mim todas as personagens são fascinantes e esforço-me ao máximo para cooperar com jogadores de forma a torná-las únicas, memoráveis e irrepetíveis.

O Sid basicamente é isto que escrevi: uma personagem que quando surgiu toda a gente torceu o nariz, mas que passado um ano eu olho para ele como um dos vectores-chave do sucesso da campanha. O trabalho de identidade que o Gengibre fez com a personagem tornou-o algo muito especial, e que me permite congratular-me por termos, como já referi anteriormente, uma campanha que em nada se envergonha junto a Dragonlance, Drizzt, e outros fenómenos.