segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"Sessão 5 - More than meets the eye"


Esta teria sido uma boa sessão para fazer na noite de Halloween! No meio de tantos licantropos, goblins abissais, filhos de demónios, fantasmas, criaturas de sombra e surpresas inesperadas... não havia abóbora que resistisse!

Uma das coisas que me tem agradado bastante na construção e desenvolvimento do nosso universo é a utilização de personagens “exclusivamente nossas”. Gostei bastante de recuperar o Amophis e o Nardastinus, e isto é um esforço que eu tenho tentado fazer para não deixar cair no esquecimento as personagens que de alguma forma tiveram dimensão na campanha. Em vez de passarem a ser apenas ex-personagens, tento que cresçam enquanto NPC e que assumam um papel de relevância na história.

“A Queda”
Não sei se o desfecho daquela que já é “a queda mais famosa da história do role-play” foi ao vosso agrado, mas eu achei que seria uma oportunidade interessante de recuperar a decisão do Sid de deixar a criança-demónio viva e ao cuidado do Nardastinus. Em vez de eles simplesmente “desaparecerem ante o Sol poente”, achei que era mais interessante dar-vos um cheirinho do que “poderá vir por aí”.

» Pelo Melhor:
O potencial da História. Creio que era difícil meter numa só sessão tantos elementos de uma campanha. O Sanatório do Amophis; o Nardastinus enquanto tutor da criança-demónio (espero que o Alex tenha gostado do nome que o Nardastinus escolheu dar-lhe); o Imperador Scraggit I, que passou de um pequeno goblin ganancioso a comandante de legiões abissais (hmmm... com quem é que ele terá andado a “fazer negócios”...).
Volto a frisar o quão porreiro é estarmos a jogar em Forgotten Realms... “sem estarmos a jogar em Forgotten Realms”!
Outra coisa muito boa na sessão foi o combate. Aliás, a sessão quase que foi o combate! É por vezes difícil encontrar o ponto de equilíbrio quando se desenham combates, e este pareceu-me tê-lo alcançado. Os bichos eram difíceis de digerir (os dinos tinham AC 27, SR 20, e resistência a tudo), eram fortes, versáteis e exigiram bastante do grupo. O cenário foi propositadamente preparado para ser uma situação de “pressão absoluta”, o que acho que resultou num combate bastante bom. A quantidade de acções e efeitos foi de perder a conta. Ficou bem longe dos combates típicos do “ataco, ataco, ataco, rolo dano, rolo dano...”. Toda a gente teve que usar estratégias diversas para conseguir puxar um bom resultado do confronto.

» Pelo Pior:
Regras complexas, com demasiada informação à mistura fazem com que os combates se arrastem até mais não. Apesar de o combate ter sido muito estimulante (em minha opinião), o facto de eu ter que andar a correr entre dezenas de linhas de info, com spells à mistura, fez-me atrasar bastante a resolução do mesmo. Achei curioso o facto de o Jack ter conseguido dar a estocada final em três dos bichos. Muito naquela do “andem vocês a rebolar na lama, que eu depois chego lá com a minha faquinha e mando-os desta para melhor”. Há que manter uma certa classe... ;)
Outra coisa que a meu ver não correu tão bem quanto o esperado foi o facto de eu ter “forçado” um bocadinho o estender da história no início da sessão, pois queria ver se começava o combate já com o Jack presente, pois sabia que ia ser um confronto difícil. Se calhar excedi-me e deixei a história “mastigar um bocadinho a mais”.

» O Momento da Sessão:
O combate seguia intenso. Lithlandis escorregava numa poça de óleo, enquanto Sid fazia uma “gravata” ao pescoço de uma das criaturas. Mordekai lançava adagas mágicas, enquanto as duas criaturas feitas de sombra grunhiam pelo tecto. Sionna transformava-se num dragão prateado para grande espanto de todos, enquanto uma águia gigante “tentava ensinar um goblin abissal a voar”. De repente, alguém faz time stop. Toda a comoção do combate fica suspensa. Um embrulho atravessa os vários planos de existência e aterra no colo do DM. Lá dentro, uma t-shirt de Saint Seya!
I am a happy Psy! :)

» Lições & Considerações:
Cada vez mais adoro ser DM. A sério... é uma actividade viciante! Não me canso. Tenho um lote de jogadores extraordinários, e saber que estou ao leme de uma história soberba que eles vão moldando sessão após sessão, só me faz cada vez mais pensar “como é que ainda há gente suficientemente totó para perder o tempo todo em hack n’ slash!”. Ter uma campanha de D&D de longa duração é um dos hobbies mais recompensadores que deve existir.
Outra consideração que eu gostaria de fazer era uma espécie de “ponto de situação” de cada personagem. E creio que isto é melhor ser feito individualmente, por mail. Acabei de fazer isto com o Sid, e gostaria que os restantes seguissem o mesmo caminho. Como é que viram o progredir das vossas personagens até aqui? Era o que estavam à espera? Há algum elemento que tenha ficado por resolver? Alguma coisa que esteja a defraudar as vossas expectativas? Qual é o futuro próximo da personagem? Qual é a coisinha que falta para a tornar “A” personagem? Estamos à beira de nível 10, e penso ser a altura crucial para estas considerações.

» Nota da Sessão: 16/17. Um combate excelente, uma série aparentemente infindável de surpresas – de parte-a-parte, pois todos notaram bem os cinco segundos em que fiquei estático face à pergunta: “Nardastinus, também vais seguir para Scornubel?” – muitos elementos a fugir à rotina...
Um werewolf possuído por um espírito maligno. Um weretiger que controla um sanatório. Um confronto entre ambos que resulta num velho anão com a cara desfigurada. Uma criança com menos de um ano, com poderes demoníacos. Criaturas feitas de sombra que saltam da adaga de Mordekai. Sionna a transformar-se num silver dragon. Um tigre de 500 kg a morder a jugular de Lithlandis. Um mero escravo goblin que comanda legiões de seres abissais...

Em suma?
“More than meets the eye”

4 comentários:

Sid disse...

Um MERO escravo Goblin!? may Maglubiyet curse thy WC wih the beast of Arrrrgh! ah espera... isso ja aconteceu com o jack, damn it

Fiquem sabendo que isto é o minimo que podia vir de um Goblin lvl4 limitado a uma mera starting package!!!
Scraggit Chosen of Maglubiyet!!!
Ahem...

Devo dizer que nao estava nada a espera de ter noticias do Nobre goblin por estas redondezas =)
Embora ja me cheire que ele possa ter tido mao no Kabbuuummm em que a sessao parou...

PS: Jack é o maior ladrao de mortes de todo o Faerun!!!

Alex disse...

Argh!
Vou andar amaldiçoado com a única casa de banho que existe em todo o Faerun até ao fim dos tempos!

Quanto às mortes, não tenho culpa que vocês só dêem festinhas aos bichos... Se não for eu a matar os gajos, não sei como é que vocês sobrevivem!

A sessão foi muita gira, tive pena de não a apanhar toda, mas o trabalho chama primeiro... E não acredito que no meio deste blah blah blah todo, ninguém falou no mais importante! Sundabar foi pelos ares!!!!

E não seria eu o Jack se não visse logo que desgraça = oportunidade... :) Parece que aquele tratado meio esquecido vai começar a vir ao cima bem bem depressa :).

Finalmente, quanto à história da minha personagem, acho que está hoje onde eu nunca imaginei que ela chegasse... Longe vão os dias do Jack o ladrao. Quanto ao futuro, queria falar contigo pessoalmente Psy, porque ando com muitas muitas ideias :)

Psygnnosed disse...

That's the spirit! Venham de lá essas ideias, que é disso que o Psy gosta!
E como o Psy é bonzinho, faço o favor de lembrar algo ao Sô Jack (que é famoso pela sua falta de memória): um dos empregados do seu Emporium deu-lhe um mês para honrar um certo contrato. Apesar de ser algo a que os meus amigos nunca prestam atenção - a passagem do tempo - o simpático DM faz questão de informar que se passaram quinze dias desde que o Kraken atacou Everlund...

Tic, tac... Tic, Tac... Tic, tac...
"WE ONLY GOT FOUR MINUTES TO SAVE THE WORLD!!!!"

Sid disse...

Nao faz mal se o Jack deixar passar os outros 15 dias, deixas o Sid encarregue da cozinha, alias o jorge a pouco ate esteve a espalhar pelos mails uma das receitas do Implacavel: "Frango com uns Whishssskessss"

Agora falando a brincar:
vamos ter de dar uma bela volta para honrar o contrato, Sundabar para everlund, para Silverymoon para Mithral Hall e depois de volta para Everlund outra vez... Nao é nada que umas garrafas de rum nao resolvam é claro.

como sou um bebado simpatico ate ajudo a memoria:

1-Algo que ja bebi e que ja me esqueci do nome do Golden Hall of the Dwarven kingdom

1-Brandy Wyvern Rage

1-sum bottle of Tharkin Firenostril